segunda-feira, 6 de abril de 2009

Mulheres e crianças na imprensa paulista, 1920-1940: educação e história


LANÇAMENTO EDITORA UNESP

Mulheres e crianças
nos jornais paulistas de antigamente




Título: Mulheres e crianças na imprensa paulista, 1920-1940: educação e história
Autora: Raquel Discini de Campos
Número de páginas: 224
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ XXX
ISBN: 978-85-7139-903-7
Coleção: PROPG


Em Mulheres e crianças na imprensa paulista, 1920-1940: educação e história, Raquel Discini de Campos extrai da matéria-prima do jornalismo e da publicidade regional concepções próprias a respeito da cultura que permeava os meios de comunicação do Estado de São Paulo na primeira metade do século XX, particularmente no que diz respeito às mulheres e às crianças, personagens principais da vida pública do período.
A autora nos faz pensar sobre a longa duração das representações culturais, já que observamos por meio de seu texto o nascimento de um mundo que é hoje o nosso. Ela nos convida para uma imersão na história da moda, da beleza, do culto à “esbeltez” e da maternidade, no que diz respeito á história das mulheres; e à ingenuidade, à pureza ou à marginalidade, no que diz respeito à história das crianças e dos adolescentes. Trata-se do retrato de uma época em que os jornais não só contavam o que acontecia no mundo, mas também procuravam formá-lo. Longe de uma visão maniqueísta de História, a autora busca demonstrar como os jornais tentavam educar o público leitor utilizando-se de diversos artifícios.
Este lançamento da Editora Unesp mostra como o historiador, ao se debruçar sobre as fontes históricas regionais, pode atingir o estatuto de universalidade, meta de comunicação daqueles que tem a escrita como instrumento privilegiado do diálogo com o outro. A obra é o resultado de uma tese de doutorado e foi premiada pelo “Prêmio Estímulo Nelson Seixas” de São José do Rio Preto, SP. Trata-se de um exame cuidadoso das imagens de mulheres e de crianças construídas e veiculadas pela imprensa paulista, pela publicidade e pela própria sociedade, mas trata-se, sobretudo, de uma narrativa que se situa entre as fronteiras da História da Imprensa, da História da Cultura e da História da Educação.
Capturando não só o que ocorre de instantâneo nos acontecimentos, mas também o que permanece até a atualidade, Raquel Discini de Campos faz um recorte analítico da vida da primeira metade do século XX no interior paulista, nos convidando à leitura.
Sobre o autor – Raquel Discini de Campos é historiadora, mestre e doutora em História da Educação pela Unesp, campus de Araraquara. É professora de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Além de artigos científicos e capítulos de livros, publicou A princesa do sertão na modernidade republicana: urbanidade e educação na Rio Preto dos anos 1920, pela Annablume.


Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos
pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.


Olha ae pessoal mais uma grande vitoria da nossa querida Profa.Raquel
Lindo isso, fico muito feliz, parabens Raquel, você esta nos nossos corações

Um comentário:

Unknown disse...

Vitor, anjo, levo vcs comigo, onde quer que eu vá. Qdo virem o texto, vão se ver nele. Perceberão o quanto nossas discussões sobre história cultural foram frutíferas.
Um beijo enorme!